Como lecionar no Cieja?

É importante lembrar que em toda capital de São Paulo existem apenas 15 unidades de CIEJA, isso representa um por Diretoria de Ensino. Um número tão pequeno, entre outras coisas, representa cargos concorridos.
O percurso que o professor percorre não é tão simples, deve ser professor da Rede Municipal, depois passar em um concurso interno (escrita + entrevista), depois concluir um curso específico de formação para professores que trabalharãom no CIEJA e então este professor é DESIGNADO, para lecionar no CIEJA.
O professor designado para trabalhar no Cieja, nao perde seu cargo na escola municipal na qual ele já é efetivo, pois, este professor passa por constante avaliação de toda a comunidade do Cieja, e pode ser recomedado a assumir o seu cargo na escola municipal onde é efetivo.
O professor de um Cieja também pode ser chamado de professor-pesquisador.
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A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
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É importante enfatizar a relação de professor-aluno no CIEJA porque há um diferencial em relação à escola regular: a diferença de idade entre os alunos. Numa sala de alfabetização um professor encontrará pessoas com 14 anos e outras acima de 70 anos. É importante considerar a experiência de vida da cada um, as diferentes culturas, os diferentes propósitos que os levaram de volta ao ambiente escolar. O professor muitas vezes é mais jovem que o aluno, e provavelmente há aspectos que propiciará ao professor um novo conhecimento.
As discussões em sala de aula são baseadas no sócio-construtivismo, uma visão que valoriza ó ser humano e sua cultura e propicia a formação de cidadãos letrados.